Os aditivos para lubrificantes são substâncias químicas adicionadas a óleos básicos que intensificam suas características, minimizando propriedades indesejáveis e aumentando sua vida útil.
As principais características dos aditivos utilizados na indústria são:
• Detergente ou dispersante: são responsáveis por auxiliar na limpeza do sistema. Suas propriedades químicas facilitam no trato com a sujeira, evitando acúmulos indesejados e são os mais comuns na indústria.
• Antioxidantes: Evitam a oxidação do óleo. Os aditivos químicos para lubrificantes retardam a formação de borras, vernizes e lodos, de modo que a decomposição é adiada.
• Anticorrosivos: São responsáveis por proteger o metal de efeitos corrosivos, formando uma película química que evita o efeito dos contaminantes.
• Antiespumantes: Tem como função evitar que se formem espumas estáveis, dificultando a formação de bolhas de ar, seja pela tendência do óleo ou pelo ambiente.
• Extrema pressão: Evita o desgaste de peças metálicas mesmo quando o lubrificante é submetido a grandes pressões.
• Índice de viscosidade: São utilizados para equilibrar a variação de viscosidade do óleo lubrificante mesmo quando submetido a maiores temperaturas.
Investir em aditivos para lubrificantes é uma forma bastante simples de proteger e prolongar a vida útil de suas máquinas.
Ao utilizar o aditivo, ocorre a proteção de forma bastante variada e particular dos componentes, o que ajuda a evitar o desgaste, que é comum quando se utiliza apenas o lubrificante convencional.
Você utiliza lubrificantes aditivados nos seus equipamentos? Solicite agora mesmo seu orçamento.
#sempreemmovimento #lubrificantesaditivados #aditivos #lubrificacaoindustrial
Gostou? compartilhe!