Hoje vamos trazer mais alguns mitos e fatos sobre lubrificantes utilizados pela indústria, confira a seguir:
❌ Lubrificantes filtrados podem ser reutilizados: além de ser uma prática totalmente errada, os aditivos que existiam originalmente nesse produto já foram gastos, então mesmo que esse produto tenha sido filtrado e tirado as impurezas ele não terá eficiência para proteger o maquinário.
✅ Lubrificantes precisam atender a regras e regulamentações ambientais e de qualidade: óleos lubrificantes precisam estar de acordo com normas estabelecidas por órgãos ambientais e governamentais diversos, além de serem submetidas às especificações das montadoras.
❌ Lubrificantes para carros e motos podem ser usados na indústria: lubrificantes automotivos se aplicados a uma engrenagem industrial, podem fazer com que ela quebre em uma questão de horas. Cada aplicação tem uma necessidade específica, e por isso os lubrificantes são desenvolvidos com aditivos e viscosidades adequadas para essas situações.
✅ Lubrificantes são fundamentais para a produtividade do maquinário e de equipamentos: o uso de lubrificantes de alta performance potencializa o rendimento dos equipamentos.
❌ A densidade é um item vital na escolha do lubrificante: a escolha do produto ideal deve levar em conta a viscosidade, ao contrário do que muitos pensam, a densidade não está relacionada à espessura do lubrificante.
Os lubrificantes são itens indispensáveis em qualquer processo de manutenção industrial, mas seu uso ainda é cercado de dúvidas. Qual desses fatos você não conhecia?
#mecflux #sempreemmovimento #fatoxmito #lubrificantesindustriais
Gostou? compartilhe!