Metalworking | Cuidados com Emulsões em Paradas de Fim de Ano

Gostou? compartilhe!

Metalworking | Cuidados com Emulsões em Paradas de Fim de Ano

 

Com a chegada do fim de ano, algumas empresas possuem políticas de paradas programadas, seja por férias coletivas, ou manutenções preventivas. Com isso devemos tomas algumas ações para prevenção com o lubrificante não utilizado.

A MecFlux, além de oferecer fluídos solúveis de alta tecnologia, ajuda seus clientes a extrair o máximo de rendimento desses produtos e auxilia quanto ao procedimento que deve ser seguido para a manutenção do produto.

Para a realização desta otimização dos fluidos solúveis, o usuário necessita seguir as recomendações a seguir, e vale ressaltar que o principal objetivo é evitar contaminações na emulsão de fluídos solúvel, (fluído solúvel + água) ocasionadas nos equipamentos em parados.

  • Nível do tanque: O nível do tanque deve ser mantido pela metade. A concentração de fluído solúvel deve ser aumentada em 3% e a emulsão deve estar completamente livre de Trump Oil (óleos sobrenadantes);

  • Aeração: A emulsão necessita ser aerada a cada 48 horas, caso isso não ocorra será inevitável a formação e proliferação de bactérias anaeróbicas (bactérias que se proliferam na ausência de ar). Essa aeração pode ser feita através da recirculação da emulsão no equipamento, injeção de ar no tanque (via compressor de ar), instalação de aeradores no tanque (similares ao de aquários domésticos);

  • pH da emulsão: O pH das emulsões deve ser maior que 9, caso esteja abaixo deste valor, um bactericida deve ser adicionado na concentração de 0,1 – 0,3% do volume da emulsão (Caso a emulsão esteja com pH menor que 8,5 recomendamos substituição total e se a emulsão no tanque do equipamento seja substituída, proceder com a limpeza e desinfecção de tubulações e interior do mesmo);

  • Skimmer: No caso da utilização de Skimmer em seu processo, este devera ser limpo e desinfectado, antes de paradas de fim de ano.

Retornando ao regime normal de funcionamento, a emulsão deverá retornar à concentração e pH usuais, pois elevada concentração e pH, podem causar irritações na pele.

Seguindo todas as medidas acima, seu equipamento estará seguro contra oxidações, seu ambiente de trabalho estará livre de odores indesejáveis, seus operadores estarão livres de dermatites causadas por contaminações na emulsão e quando retomado regime de trabalho normal, sua emulsão estará em plenas condições de uso.

Lembrando que após feita emulsão, ou seja, a mistura fluido solúvel + água, esta emulsão estará em contato com óleos hidráulicos, óleos de barramento, contaminantes de peças a serem usinadas, contaminações do ambiente, oxigênio, entre outras. Sendo assim, após exposto a tantas impurezas, um cuidado com a emulsão é inevitável afim de preservar o equipamento e saúde de seus colaboradores.

Precisa de mais orientações ou quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato com a MecFlux e tenha o suporte técnico necessário para garantir o melhor desempenho dos seus fluidos e equipamentos. Estamos à disposição para ajudar!



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial MECFLUX www.mecflux.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×