As correntes industriais são peças chaves na área de automação, e muitas vezes responsáveis diretas pelo funcionamento dos equipamentos. Por esse motivo devem ter atenção especial no quesito manutenção e lubrificação.
A tração excessiva causada pela falha na lubrificação causa ruptura nas talas, outra falha muito comum em correntes com lubrificação ineficiente é o atrito elevado causando fadiga e flexão nos pinos e buchas.
Alguns tipos de ambiente podem diminuir a qualidade da lubrificação nas correntes, para cada um desses tipos de ambientes é necessário um lubrificante específico:
• Ambientes empoeirados: Lubrificantes secos ou com sólidos atomizados
• Ambientes agressivos: Lubrificantes sintéticos com alta resistência a oxidação
• Ambientes úmidos: Lubrificantes com alta adesão e baixa remoção por água
• Ambientes com alta temperatura: Lubrificantes sintéticos para temperatura superior a 200°C
Como saber que a lubrificação nas correntes está insuficiente?
Alguns sinais são bem nítidos como oxidação, elos rígidos, pinos torcidos, borras e resíduos, além do excesso de ruídos.
As vantagens em manter uma boa lubrificação nas correntes são:
1. Vida útil 60 vezes maior
2. Redução de paradas de emergência
3. Otimização na velocidade de processo
4. Redução de custo com peças de reposição
⚠️ FIQUE ATENTO: Correntes em equipamentos que operam em plantas de processamento de alimentos deve ser utilizado óleo específico. Para cumprir com as normas de qualidade e segurança nessas indústrias, é preciso utilizar nas correntes óleos com certificação NSF-H1. Esta certificação garante que o óleo não apresenta toxicidade caso ocorra contato acidental com alimentos.
Clique aqui e confira os produtos indicados para lubrificação correntes que a MecFlux oferece.
Gostou? compartilhe!