Contaminação por MOSH e MOAH

Gostou? compartilhe!

Contaminação por MOSH e MOAH

 

O assunto MOSH e MOAH, ainda gera muitas dúvidas e cada vez mais fabricantes de alimentos fazem perguntas sobre produtos isentos de MOSH/MOAH.

Como esse é um tema muitas vezes mal compreendido pelas organizações, iremos compartilhar nesse material, dados resultantes de muitas pesquisas sobre o assunto, no formato de um breve resumo, buscando trazer mais informação sobre MOSH/MOAH.

  • MOSH – Hidrocarbonetos saturados de óleo mineral

  • MOAH – Hidrocarbonetos aromáticos de óleo mineral

É comum as pessoas imaginarem que, uma vez detectado o MOSH/MOAH nos alimentos, este provém automaticamente dos lubrificantes utilizados.

Isto deve-se ao fato de, no nome do MOSH/MOAH, conter a palavra “óleo”. No entanto, a questão do potencial contaminação dos alimentos com MOH deve ser gerida por toda a cadeia de abastecimento.

A contaminação pode ter origem de muitas fontes diferentes, como: embalagem, tinta de impressão, papel, sacos de ráfia, agentes antipoeira, revestimentos, etc.

MOSH: 2023 EFSA (European Food Safety Authority) foi emitido uma atualização no parecer da avaliação dos riscos dos MOH nos alimentos:

A exposição a MOSH na dieta humana, não gera nenhum tipo de preocupação em nenhuma faixa etária.

Isso significa que a presença de MOSHnão é relevante.

MOAH: Constituído por uma molécula em formato de anéis PAC. As moléculas de MOAH com 3 a 7 anéis PAC, têm um potencial cancerígeno, no entanto as moléculas de MOAH que contém entre 1 e 2 anéis PAC, são comprovadamente seguros.

Os MOAH prejudiciais (anéis de 3 a 7 PAC), por lei são removidos no processo de refino, sendo assim, não estão presentes em lubrificantes de grau alimentício certificados.

O teste IP 346, verifica a presença substâncias cancerígenas na refinaria e identifica a presença desses anéis PAC de MOAH.

Isso garante que nossos lubrificantes de grau alimentício não conterão MOAH nocivo.

Em geral, no que diz respeito aos óleos de base:

  • O óleo branco contém MOSH, (no entanto, este problema já não é relevante de acordo com a EFSA) e, em princípio, não contém MOAH.

  • PAO não contém MOAH e MOSH

  • PAG não contém MOSH e MOAH

  • ESTER não contém MOSH e MOAH

Sabemos que as análises MOSH/MOAH nem sempre são claras e fiáveis. Isto se deve principalmente aos aditivos utilizados nos lubrificantes.

Por isso, a Matrix Specialty Lubricant criou o certificado Foodmax MOSH-MOAH Free, que classifica cada uma de suas linhas de produto.

Um bom exemplo é o Matrix Foodmax DDO, desenvolvido com base sintética PAO, ideal para aplicações em que a segurança alimentar e a performance são essenciais.
Certificado NSF H1, o produto é livre de MOSH e MOAH, possui excelente estabilidade térmica e oxidativa e é amplamente utilizado em equipamentos de processamento de alimentos que operam sob condições rigorosas.

O que recomendamos:

  • Utilizar lubrificantes de grau alimentício certificados e registados NSF H1 ou 3H e FGL produzidos de acordo com a norma ISO 21469.

  • Formar e educar o pessoal que trabalha com lubrificantes.

  • Conheça os seus lubrificantes

Quando o assunto é segurança alimentar, não vale arriscarFale com os especialistas da MecFlux e conheça o Foodmax DDO, a solução confiável e certificada contra riscos invisíveis como MOSH e MOAH.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial MECFLUX www.mecflux.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×