“E-diesel” é o nome do novo combustível que poderá vir a revolucionar a indústria do automóvel como também ditar o fim dos combustíveis fósseis. Está sendo produzido pela Audi, na Alemanha, e é feito de forma sintética a partir de hidrogênio, retirado da água, e de dióxido de carbono (CO²), extraído do ar. Além disso, é amigo do ambiente, pois não polui a atmosfera.
O novo combustível, que está sendo desenvolvido em uma fábrica de Dresden, resulta de um programa experimental da Audi, fabricante automóvel do grupo Volkswagen, em parceria com a empresa de energias alternativas Sunfire, de acordo com o Daily Mail.
O combustível é obtido através da separação do hidrogênio e oxigênio do vapor de água. O hidrogênio é depois colocado em reatores sob alta pressão e temperatura juntamente com o dióxido de carbono – nos testes iniciais o CO² foi fornecido através do gás natural, mas os pesquisadores afirmam que conseguem retirá-lo da atmosfera. O produto resultante é um líquido sintético, designado de “crude azul”, que, tal como o petróleo, pode ser refinado numa espécie de biodiesel.
“Ao desenvolvermos o e-diesel estamos promovendo outro combustível baseado no CO² que permitirá uma mobilidade de longa distância com praticamente nenhum impacto no meio ambiente. Usar CO² como matéria-prima representa uma oportunidade não só para a indústria automotiva na Alemanha, mas também para transferir o princípio para outros setores e países”, indica o responsável pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis da Audi, Reiner Mangold, cita o site da marca alemã.
O maior problema do novo combustível prende-se com a quantidade de produção. A fábrica de Dresden onde o combustível está sendo desenvolvido tem apenas capacidade para produzir três mil litros nos próximos meses, daí que a sua viabilidade comercial possa ainda demorar.
Ainda assim, o próprio Governo alemão mostrou-se já satisfeito com o cenário que o novo combustível poderá criar. “Se conseguirmos difundir o uso de CO² como matéria-prima, vamos fazer uma contribuição crucial para a proteção do meio ambiente e para o uso eficiente de recursos, bem como colocar em marcha os fundamentos da economia verde”, afirmou a ministra da Educação e Pesquisa, Johanna Wanka. A ministra teve até já o direito de abastecer o seu Audi A8 3.0 TDI com os primeiros cinco litros de e-diesel desenvolvidos pela fábrica de Dresden.
Fonte: www.engenhariae.com.br
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