Quando se fala em graxa, logo vem à cabeça alguns mitos, principalmente relacionando a cor com a sua aplicação. Você com certeza já deve ter ouvido que graxa azul é ideal para rolamentos, que a graxa marrom é boa para chassis, ou que a branca serve melhor para a indústria alimentícia.
Porém, é um equívoco fazer analogias sobre as cores das graxas influenciarem no seu desempenho ou qualidade. Fabricantes de graxa usam corantes simplesmente para ajudar a facilitar a identificação das graxas e torná-las mais atraentes, ao invés de apenas serem marrons ou pretas.
Quando falamos em coloração da graxa, um indicador válido seria a tonalidade da graxa nova em comparação com uma graxa usada, sendo que o seu escurecimento indica uma oxidação e consequentemente a perda das suas propriedades lubrificantes.
O que podemos realmente afirmar é que a escolha de uma graxa depende da sua aplicação. Dentro da aplicação temos muitas variáveis, como por exemplo:
• Temperatura;
• Velocidade;
• Carga/ pressão;
• Atmosfera de trabalho.
Antes de escolher uma graxa leia o seu Boletim Técnico e procure profissionais capacitados, eles te ajudarão a escolher o produto ideal para sua aplicação.
A MecFlux conta com um portfólio extenso de graxas, indicadas para as mais diversas aplicações, clique aqui e confira!
#sempreemmovimento #graxas #cordagraxa #lubrificaçãoindustrial #lubrificação
Gostou? compartilhe!