A graxa multiuso é usada por muitos a nível geral na planta para lubrificar todo tipo de aplicação. Apesar do uso generalizado, ainda existem muitos mitos acerca esse produto. Abaixo apresentamos os 5 mitos mais comuns sobre esse tipo de graxa, confira:
Mito 1: As graxas multiuso são as melhores.
Equipamentos que trabalham em condições críticas requerem uma graxa com propriedades especiais. Quando você usa uma graxa multiuso para esses equipamentos, seu desempenho é inferior ao esperado.
Mito 2: As graxas multiuso são para qualquer aplicação.
A seleção de lubrificante deve ser baseada nas condições operacionais reais da aplicação a ser lubrificada. Por esta razão, as graxas multiuso não funcionam como uma solução geral.
Mito 3: graxas multiuso custam menos.
O preço de um lubrificante está em constante mudança e depende de vários fatores que definem o mercado.
Mito 4: As graxas multiuso podem suportar altas cargas e temperaturas.
Isso não é verdade, pois as capacidades desse tipo de graxa são limitadas.
Mito 5: As graxas multiuso são mais lucrativas. Isto é falso. O uso de graxas multiuso em toda a planta não a torna mais lucrativa, pois expõem a planta a paradas não programadas e um alto percentual de rotação de peças de reposição, principalmente em equipamentos que operam em condições críticas.
Uma graxa multiuso nem sempre é a solução ideal para seus problemas de lubrificação.
Precisa de ajuda para analisar sua operação em profundidade e avaliar a mudança de uma lubrificação para outra? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Gostou? compartilhe!